Voltar Página inicial
Núcleo Cultural da Horta
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
NCH Quem somos História Estatutos constitutivos Estatutos atuais
Atividades Notícias
Biblioteca virtual Boletins do NCH Outras publicações
Livraria virtual Boletins do NCH Outras publicações Como comprar
Proposta para sócio Links relevantes

Relatório de atividades 2013

Atividade Editorial
- Publicação do Boletim do Núcleo Cultural da Horta n.º 21-2012, dirigido pelo Prof. Dr. Ricardo M. Madruga da Costa, dedicado ao tema “Cultura e Ciência nos Açores – A visão dos Reitores da Universidade dos Açores”.
- Publicação do livro “Um observador observado”, da autoria de Silas Weston. Coordenação do Prof. Dr. Carlos Guilherme Riley. Tradução do inglês da Profª Dra. Leonor Sampaio Silva. Colaboração do Prof. Dr. Ricardo Madruga da Costa.
- Edição do livro Ilha do Faial. Açores. Contribuição para o estudo da sua linguagem, etnografia e folclore, de Maria de Fátima Freitas Baptista. Os trabalhos preparatórios terão de passar pela composição de todo o texto numa gráfica.
- Edição do livro O Estado da Administração do Distrito da Horta entre 1843 e 1868. A versão impressa dos Relatórios dos Governadores Civis e das Consultas da Junta Geral. Decorre a Atualização da ortografia.
- Edição do livro Visitações do Corvo. Trabalhos na sua fase final. A direção da obra decorre sob a Coordenação dos Profs. Dr. Artur Teodoro de Matos e José Guilherme Reis Leite.
- Preparação da edição do livro Cartas da América, do Pe. Xavier Madruga. Digitalização dos textos.

Iniciativas Culturais
- Sarau cultural para lançamento do Boletim n.º 22 do N. C. da Horta. Foi conferencista a Professora Doutora Edite Alberto, que proferiu uma Conferência intitulada “Dos Açores para o Norte de África. Contributo para o estudo dos Cativos Faialenses nos séculos XVII e XVIII”. O sarau cultural encerrou com um concerto pela Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Nova Artista Flamenguense. Realizado em outubro.
- VI Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana”. Em preparação, numa organização conjunta do Núcleo Cultural da Horta, Câmara Municipal da Horta e Centro de História de Aquém e Além-Mar. A Comissão Organizadora é composta por Estela Silveira e Filipe Menezes (Câmara Municipal da Horta) e Francisco Gomes, Jorge Costa Pereira e Margarida Barreto (Núcleo Cultural). A Comissão Científica do Colóquio é constituída pelos Professores Artur Teodoro de Matos, Avelino Meneses, João Saramago, Reis Leite, Norberta Amorim e Ricardo Madruga da Costa.
- Concurso de Presépios e Altarinhos. Participaram 12 concorrentes (10 presépios e dois altarinhos), tendo o júri atribuído sete prémios (três presépios tradicionais, três presépios originais e um altarinho) e duas menções honrosas.
- Manutenção da Página do Núcleo Cultural da Horta na Internet. Disponível no seguinte endereço: www.nch.pt.

Horta, 17 de fevereiro de 2014.

A Direção do Núcleo Cultural da Horta,
Guilherme Marinho Pinto de Sousa (Presidente)
Alberto Romão Madruga da Costa (Vice-Presidente)
Margarida Barreto (Secretária)
Francisco António Nunes Pimentel Gomes (Tesoureiro)
Jorge Alberto Costa Pereira (Vogal)

Última actualização a 21.03.2016 Voltar ao topo